samedi 27 février 2010

O samurai e o Ermita

Um dia, um samurai foi para as montanhas. Parando numa aldeia, ele pergunta a um grupo de agricultores se eles não conheciam uma pessoa muito sábia que poderia ajuda-lo a encontrar a resposta a uma pergunta extremamente difícil. Os aldeões disseram então que morava um Eremita em margem da aldeia. Dizia-se que ele era muito conhecedor das coisas e da vida. O samurai foi então ter perto do Eremita que estava a meditar. Ele lhe diz bom dia... e não obtém resposta do homem que continua a meditar como se nada fosse. O samurai, um bocado irritado, faz então a sua pergunta:
"Eremita, será que existe inferno ou paraíso? Se sim, onde estarão estes lugares?"
O Eremita vira-se então para ele e lhe responde, com uma voz irritada, de deixa-lo tranquilo, que o samurai não passava de um tolo, de um lavrador que nem merecia a resposta a uma pergunta tão fácil. O guerreiro, furioso e desonrado, tira então a sua espada para punir o velho insolente quando, de repente, este replica:
"Isto, é o inferno"
O samurai fica então parado e sem voz. Impressionado por a sabedoria deste homem, ele decide ajoelhar-se perante o Eremita que responde a este gesto dizendo:
"E isto, é o paraíso".

Aucun commentaire: